sábado, 30 de outubro de 2010

Cérebro das mães cresce

é desta que quero ter gémeos se cresce assim deve ser a dobrar!!!

O cérebro das mulheres expande-se, em certas áreas, nos meses seguintes ao nascimento de um filho. As alterações hormonas possibilitam essa expansão, que pode explicar aquilo a que chamamos instinto.

Nos primeiros meses de vida de um bebé, o tamanho do cérebro das mães aumenta. É a conclusão de uma investigação realizada na Escola de Medicina da Universidade de Yale. Ao que parece, o cérebro é estimulado pelas alteraçãoes hormonais que se registam após o parto. Os investigadores verificaram que existe uma verdadeira expansão em áreas do cérebro relacionadas com a motivação e o comportamento e que essa expansão é mais significativa nas mulheres que estão especialmente entusiasmadas com os seus bebés.
Estes resultados levam os especialistas a pensar que o desejo sentido pelas mães de cuidar do bebé resulta mais de processos de construção cerebrais do que daquilo a que chamamos instinto.
Na idade adulta, a massa cinzenta não costuma sofrer alterações, no espaço de poucos meses, sem que exista um grande processo de aprendizagem, uma lesão ou doença ou uma mudança significativa no ambiente.
O aumento nos níveis de estrogénio, ocitocina e prolactina pode ser o segredo que permite ao cérebro das mães uma maior capacidade de reformulação, em resposta às solicitações do bebé.
Os investigadores avançam também que as mães que sofrem de depressão pós-parto podem sofrer uma diminuição de tamanho nas mesmas áreas do cérebro onde normalmente ocorre uma expansão
Mais investigação nesta área pode levar ao desenvolvimento de tratamentos para esses casos.
O estudo foi publicado no jornal Behavioral Neuroscience.

 

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

PESO...


como sabem e  muitas hormonas depois, o meu corpo alterou-se, uiii uiiii e de que maneira minha nossa!!
nunca fui uma top model mas, minha nossa, fiquei literalmente uma "lontra"...grrrrr 84kg, até doi só de escrever!! tudo bem que sou alta mas mesmo assim esta demais!!!

decidi em Agosto fazer algo por mim para variar, e inscrevi-me no ginásio, e tenho seguido os treinos religiosos, vou 4 dias por semana e ao fim de semana tento também por me a mexer!!!
som isto perdi alguns cms e peso também!!!

no 1ºmês foram mais cms que peso:
- 12cm no total, perdi mais no peito e costas (5cm)
-  4,5kgs fiquei com 79,5kg
- 0,4% de MG tinha 38% (muito mesmo!!!)

no 2º mês foram kgs e % MG:
-3,6% de massa gorda (agora tenho 34%)quase no normal!!
-3,5kgs já estou com 76kg!!
vamos ver se até ao natal chego aos 70kg!!!
e para 2010 chegar aos 60kg!!!

não era assim mas para lá caminhava mais uns 20 kgs e estava lá!!!

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

voltei...

ola amigas "virtuais" que muitas vezes são a minha inspiração!!

após um retiro espiritual, não, não me converti ao budismo, lol...
apenas me quis afastar por um tempo para pensar melhor no que vamos fazer em seguida, e devido há conjectura global das nossas vidas e do mundo, vamos esperar até ao ano que vem, até porque o N. vai mudar de turnos e quem sabe se regulariza mais o organismo...

a ver vamos, mas também já andamos mais no relax sem pressões e sem pressas, quando for será :))

terça-feira, 26 de outubro de 2010

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Almofadas perigosas


Acessórios para manter o bebé na posição mais segura para dormir são, afinal, perigosos.

As almofadas próprias para manter o bebé na posição mais segura para dormir, durante os primeiros meses, são perigosos e devem deixar de ser usados pelos pais.
A associação de consumidores americana CPSC e a FDA (Food and Drug Administration) lançaram o alerta depois de concluirem que estes acessórios de puericultura estão associados a mortes e a situações de risco. Assim, devem ser retirados do mercado para que os bebés tenham um sono seguro. Nos últimos 13 anos, as autoridades de saúde americanas registaram 12 mortes de bebés que sufocaram devido a produtos que prometem maior segurança durante o sono. Outros casos há de situações complicadas, mas que não chegam a ter como consequência a morte. E também relatos de pais que encontraram os filhos em posições perigosas devido à presença da almofada.
Apesar de muitos destes acessórios para o sono terem tido aprovação da FDA ao longo dos anos, agora, face aos números, aquele organismo oficial considera que os riscos são maiores do que os benefícios. Estes últimos não têm sido, de resto, demonstrados cientificamente.
Assim sendo, a FDA comunicou directamente com as empresas que produzem as almofadas, pedindo-lhes que deixassem de comercializá-las. Algumas já deram resposta positiva. Mas muitas outras não chegaram a ser contactadas, porque não estão sob o controlo da FDA - se o produto não é anunciado como tendo benefícios para a saúde não tem de passar pela aprovação daquela autoridade.
No Reino Unido, Mothercare e Tesco já retiraram os produtos do mercado, na sequência da nova recomendação.
O alerta agora lançado foi subscrito pela Academia Americana de Pediatria que, em comunicado, fez saber que também considera as almofadas para manter a posição um risco para a vida os bebés.
Na página da APSI (Associação para a Promoção da Segurança Infantil), a recomendação vai no sentido de deitar o bebé de costas sem almofadas ou brinquedos, para evitar o risco de asfixia, ou, mais tarde, para que não possam servir de degrau e provocar uma queda.
 

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

fim de semana pra esqucer...


bem este fim de semana foi mesmo para esquecer!!
Sabado foi o se viu, parecia o poltergheist ou aliens em acção, ia me esventrando de tanto vomitar...iac...
Domingo acordei com dores de cabeça, aliás deitei-me com dores de cabeça e acordei com ELAS!!!
só melhorei há tardinha, resumindo foi fim de semana de cama!!

sábado, 2 de outubro de 2010

azia...

estou com uma azia...
minha nossa desde ontem que estou assim sempre que como qualquer coisa fico mal disposta!!!
hoje de manhã até vomitei...bem que conversa...sorry...
é o que se chama uma porcaria de conversa ;))

Fertilidade a aumentar...


.
isto tem andado  numa roda viva!!!
Parece que a fertilidade atacou a empresa...temos 3 grávidas e mais 3 com os seus bébés lindo já nascidos!! isto é que é aumentar a natalidade!!
esta quinta fui visitar o Noah, esta LINDO!!! e tão crescido, uma fofura linda, também com uns pais tão queridos só podia! parabés M. e L.

a ver se esta onda de fertilidade vem na nossa direcção ;)))