sábado, 30 de outubro de 2010

Cérebro das mães cresce

é desta que quero ter gémeos se cresce assim deve ser a dobrar!!!

O cérebro das mulheres expande-se, em certas áreas, nos meses seguintes ao nascimento de um filho. As alterações hormonas possibilitam essa expansão, que pode explicar aquilo a que chamamos instinto.

Nos primeiros meses de vida de um bebé, o tamanho do cérebro das mães aumenta. É a conclusão de uma investigação realizada na Escola de Medicina da Universidade de Yale. Ao que parece, o cérebro é estimulado pelas alteraçãoes hormonais que se registam após o parto. Os investigadores verificaram que existe uma verdadeira expansão em áreas do cérebro relacionadas com a motivação e o comportamento e que essa expansão é mais significativa nas mulheres que estão especialmente entusiasmadas com os seus bebés.
Estes resultados levam os especialistas a pensar que o desejo sentido pelas mães de cuidar do bebé resulta mais de processos de construção cerebrais do que daquilo a que chamamos instinto.
Na idade adulta, a massa cinzenta não costuma sofrer alterações, no espaço de poucos meses, sem que exista um grande processo de aprendizagem, uma lesão ou doença ou uma mudança significativa no ambiente.
O aumento nos níveis de estrogénio, ocitocina e prolactina pode ser o segredo que permite ao cérebro das mães uma maior capacidade de reformulação, em resposta às solicitações do bebé.
Os investigadores avançam também que as mães que sofrem de depressão pós-parto podem sofrer uma diminuição de tamanho nas mesmas áreas do cérebro onde normalmente ocorre uma expansão
Mais investigação nesta área pode levar ao desenvolvimento de tratamentos para esses casos.
O estudo foi publicado no jornal Behavioral Neuroscience.

 

1 comentário:

  1. Ola, o meu nome é Sara, tenho 19 anos. Visitei o seu blog por acaso e adorei.
    Gosto muito da sua atitude positiva e de saber que ser mãe é um grande desejo seu. Aliás, acho isso maravilhoso!!
    Desejo-lhe a maior sorte do mundo, pois de certeza que dará uma optima mãe :)

    ResponderEliminar