terça-feira, 5 de outubro de 2010

Almofadas perigosas


Acessórios para manter o bebé na posição mais segura para dormir são, afinal, perigosos.

As almofadas próprias para manter o bebé na posição mais segura para dormir, durante os primeiros meses, são perigosos e devem deixar de ser usados pelos pais.
A associação de consumidores americana CPSC e a FDA (Food and Drug Administration) lançaram o alerta depois de concluirem que estes acessórios de puericultura estão associados a mortes e a situações de risco. Assim, devem ser retirados do mercado para que os bebés tenham um sono seguro. Nos últimos 13 anos, as autoridades de saúde americanas registaram 12 mortes de bebés que sufocaram devido a produtos que prometem maior segurança durante o sono. Outros casos há de situações complicadas, mas que não chegam a ter como consequência a morte. E também relatos de pais que encontraram os filhos em posições perigosas devido à presença da almofada.
Apesar de muitos destes acessórios para o sono terem tido aprovação da FDA ao longo dos anos, agora, face aos números, aquele organismo oficial considera que os riscos são maiores do que os benefícios. Estes últimos não têm sido, de resto, demonstrados cientificamente.
Assim sendo, a FDA comunicou directamente com as empresas que produzem as almofadas, pedindo-lhes que deixassem de comercializá-las. Algumas já deram resposta positiva. Mas muitas outras não chegaram a ser contactadas, porque não estão sob o controlo da FDA - se o produto não é anunciado como tendo benefícios para a saúde não tem de passar pela aprovação daquela autoridade.
No Reino Unido, Mothercare e Tesco já retiraram os produtos do mercado, na sequência da nova recomendação.
O alerta agora lançado foi subscrito pela Academia Americana de Pediatria que, em comunicado, fez saber que também considera as almofadas para manter a posição um risco para a vida os bebés.
Na página da APSI (Associação para a Promoção da Segurança Infantil), a recomendação vai no sentido de deitar o bebé de costas sem almofadas ou brinquedos, para evitar o risco de asfixia, ou, mais tarde, para que não possam servir de degrau e provocar uma queda.
 

2 comentários:

  1. Só comecei a pôr almofada na cama do Martim a partir de algum tempo. Nos 1ºs meses, não usou. Além disso, não é necessário pq não têm o desnível da cabeça como os adultos, pela facto da cabeça ser maior, proporcionalmente. Sempre tive pavor da morte-súbita! Todo o cuidado é pouco!

    ResponderEliminar
  2. Realmente, o que agora é considerado util e indispensável, mais tarde é considerado perigoso.

    ResponderEliminar