domingo, 29 de agosto de 2010

Já conhece o choro do seu bebé?

estava eu no outro dia a falar com umas colegas sobre os choros dos bébés, e claro cada um tem uma ideia diferente, então encontrei isto, partilho com voçês!
beijokas a todas e espero que o fim de semana tenha sido bom!!

 
Aprender a reconhecer as causas do choro do bebé, nos primeiros meses de vida, é um dos grandes desafios que os pais enfrentam. Damos-lhe uma ajuda.

Eliminar hipóteses é a melhor maneira de descobrir a razão do choro. Pelo menos enquanto ainda não se consegue distinguir as diferentes formas de chorar. Mas lembre-se: é normal que o seu bebé chore. Se entrar em stress porque ele está a chorar estará a dar-lhe mais razões para chorar. Tranquilidade e muito mimo são as melhores técnicas para acalmar um bebé. Sempre com a consciência de que, por vezes, ele tem mesmo de chorar - seja porque tem cólicas ou porque tem sono, ou porque foi sujeito a demasiados estímulos. Se lhe responder com desespero ou impaciência, a situação só tende a piorar.
DESCONFORTO, frio ou calor
A primeira razão que devemos eliminar é algum desconforto. Pode estar cansado de estar há muito tempo na mesma posição, nesse caso é fácil, se lhe pegar um pouco ou o mudar de posição no seu colo, deixará de protestar. Mas o desconforto pode vir de outras causas, como fralda suja, frio ou calor. Por vezes mudar a fralda, mesmo que não esteja a precisar é suficiente para que se acalme, ficar com os movimentos mais livres, fazer um pouco de «ginástica» com as pernas pode ser o que está mesmo a apetecer. Verifique se o bebé está a transpirar e dispa-lhe uma peça de roupa, se for o caso. Ou aconchegue-o numa mantinha, se lhe parecer frio. Outro pormenor a que deve ter atenção: por vezes, os botões da roupa ou mesmo as costuras e etiquetas podem estar a incomodar o bebé. E todos sabemos como isso pode ser irritante.

FOME ou sede
As mães costumam conseguir reconhecer rapidamente o choro de fome do seu bebé. Se está a dar de mamar, oferecer leite ao bebé, costuma ser uma boa forma de o acalmar. Mesmo que lhe pareça que ainda é cedo para ter fome, há bebés que fazem horários muito regulares, experimente dar a mama, pois mamar um pouco tem efeitos calmantes para além dos nutricionais. A sede também pode fazer o bebé manifestar-se e nesse caso o primeiro leite que sai quando o bebé começa a mamar tem maior percentagem de água, precisamente para hidratar o bebé. Sobretudo quando as temperaturas são mais elevadas, pode ser necessário mamar mais vezes. NECESSIDADE DE CONTACTO FÍSICO
Necessidade de contacto físico pode ser uma das causas do choro do bebé. Há quem lhe chame «manha», há quem defenda que os pais não podem atender a todos os pedidos dos bebés. Mas quando se trata de bebés de poucos meses, a necessidades de contacto físico é grande e o facto é que às vezes precisam de colo para se sentirem seguros. Responder às necessidades do bebé é estar a dar-lhe condições para que cresça confiante. As crianças não se tornam mais dependentes por isso.
SONO e stress
Se o bebé continua a chorar, quando não existe nenhum desconforto, já lhe foi dada hipótese de mamar, e continua a chorar estando ao colo, pode ter sono. Quando as necessidades de sono não são supridas, os bebés ficam irritados, impacientes e, claro, começam a chorar. Oferecer as condições habituais para que ele durma tranquilo, não perturbar o seu ritmo pode ser o suficiente para que páre de chorar e, depois, a acorde bem disposto. Quando o ritmo de sono se altera, porque existe uma alteração nas rotinas, o bebé pode ter dificuldade em adormecer o que vai agravar ainda mais a situação. Ajude-o, com paciência, a voltar a encontrar a paz.
Cólicas
Se o bebé dormiu bem e os padrões de sono não foram alterados, se não tem fome, nem sede, nem calor, nem frio, e se ainda assim não pára de chorar, então a hipótese de ter alguma dor ou estar doente começa a ser plausível.
As cólicas afectam 20 a 25 por cento dos bebés entre as duas semanas e os quatro meses de vida. Quando é esta a origem do choro, os pais não costumam ter dúvidas. O bebé fica vermelho, contrai as pernas e os braços, a barriga fica dura. Há massagens específicas que ajudam a aliviar as dores das cólicas. Alguns bebés sentem alívio com um banho quente. O simples calor das mãos do pai ou da mãe podem dar algum conforto. Mas se o seu bebé tem cólicas, deve aceitar a ideia que às vezes ele não vai mesmo calar-se durante algum tempo. Nesse caso, não esteja sempre a tentar novas estratégias para acalmá-lo pois pode estar a fazer com que chore ainda mais pelo stress e pelo cansaço. Limite-se a estar com ele, dê-lhe calor e conforto. Baixe as luzes, diminua os ruídos. E espere que passe.
Outras dores ou sinais de doença
Se o choro se prolonga, se não é característico de cólicas e todas as necessidades do bebé estão satisfeitas, verifique a temperatura ou outros sinais de doença. Febre, gemidos, sono agitado, respiração acelerada, nariz congestionado, falta de apetite, falta de energia (não se movimenta como é costume) são alguns sinais que devem deixar os pais em alerta. Em caso de dúvida, ligue para a linha Saúde 24 (808 24 24 24 begin_of_the_skype_highlighting              808 24 24 24      end_of_the_skype_highlighting) ou contacte o pediatra.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário